Você sabe o que é B2B? Ele é chamado de “o negócio do século” e consiste na abreviação da expressão “business-to-business”. O termo se refere a duas empresas que fecham um negócio: uma é o cliente, a outra, o fornecedor. Este negócio pode envolver a venda de produtos ou a prestação de serviços para pessoas jurídicas.
A título de curiosidade, também existe a expressão B2C, “business-to-customer”. Nestes casos, o consumidor final é uma pessoa física.
Por que o B2B é “o negócio do século”?
Este é um modelo de negócio lucrativo que utiliza métricas e técnicas de gestão próprias para gerar vendas e leads. A adaptação deste método se faz necessária a fim de acompanhar as exigências dos clientes em potencial. Do ponto de vista deles, a experiência de compra deve ser rápida e a mais personalizada possível. Para isso, visando esta personalização, é possível contar com vendas sociais e call centers avançados.
Quais são as vantagens do B2B?
O B2B é um mercado caracterizado por escalabilidade, rentabilidade e previsibilidade. Por isso, suas vantagens envolvem preço, relacionamento e vendas.
A precificação do produto é mais alta, uma vez que fica clara toda tecnologia e inteligência agregadas à estratégia. Este é um método que mostra os resultados obtidos para o cliente. Isso é possibilitado pela análise das métricas e do tráfego, por exemplo.
Já o relacionamento com o cliente é pautado na confiança e na transparência da relação mantida com a sua empresa. Assim, este é um relacionamento a longo prazo que permite que seu cliente realize um upsell.
O B2B também permite o controle do churn (número total de clientes cancelados em determinado período de tempo). Isto se deve ao fato de o B2B se basear na recorrência, oferecendo uma receita previsível e escalável.
As vendas B2B são caracterizadas por uma abordagem mais consultiva. Isso quer dizer que seu cliente ou a equipe dele irá analisar o quanto o seu produto ou serviço pode solucionar seus problemas. Por isso é importante deixar sua estratégia clara e objetiva.
Confira algumas dicas para colocar o B2B em prática:
• Integre equipes de marketing e vendas. A sincronia entre elas evita ruídos na comunicação e melhora a experiência do seu cliente. Além disso, a equipe se sentirá mais segura se os objetivos forem claros para todos;
• Estude seus parceiros de negócios, como clientes e fornecedores. Busque informações sobre eles, acompanhe suas redes sociais e conheça seus produtos e serviços. Ao conhecê-los melhor, maiores serão suas chances de contribuição para o crescimento deles;
• Conheça seus produtos e serviços e entenda como eles solucionam os problemas dos seus clientes. Esta é a forma ideal de oferecer um atendimento personalizado. Ter clareza quanto à funcionalidade do que sua empresa oferece permite a criação de campanhas significativas e de histórias que gerem leads e
• Aprenda a coletar e a analisar dados corretamente. Assim você poderá justificar seu valor para seus clientes e ajustar suas estratégias de marketing.
Agora que você já sabe o que é B2B e conhece suas vantagens, não perca tempo. Venha se juntar a nós e ganhar mercado. Afinal, junto somos mais fortes!