Montar um delivery poderia parecer algo opcionais até a atual crise da COVID-19. Muitos estabelecimentos não aderiram a essa modalidade enquanto saudáveis financeiramente e hoje estão na corrida contra o tempo para se manterem vivos. Enfim, vamos falar um pouco mais sobre esse serviço para que saiba se de fato é ou não dispensável para o seu negócio
Atualmente no Brasil, existem alguns grandes players atuando o mercado de delivery online. Os mais populares são; iFood, Uber Eats e Rappi disputam as capitais e regiões metropolitanas, enquanto outros menores atuam com foco no interior.
Além dessas empresas, há pelo menos outros dois players que atuam a nível nacional e concorrem no mercado. Contudo, a penetração no país é bem menor. Sendo que, no interior, apenas 6,9% do mercado é atendido pelo delivery online.
Ou seja, segundo do Sebrae, são 102,41 milhões de pessoas que vivem em cidades consideradas do interior e 93,1% delas ainda fazem pedidos por telefone, Facebook ou Whatsapp.
Segundo Vinícius Dambros, diretor de marketing da Delivery Much (DM), o espaço aberto no interior do país permite a empresas como a DM serem protagonistas na transformação digital fora das capitais.
Em virtude da pandemia COVID-19 as plataformas de delivery online estão crescendo muito no mercado com o objetivo de facilitar a vida tanto das empresas gastronômicas, quanto de clientes. Pra muitos estabelecimentos elas estão salvando vidas e empregos.
Aqui no Brasil, as mais conhecidas são iFood, Uber Eats e Rappi. Portanto, vamos conhecer como cada uma delas funciona.
O iFood é um aplicativo gratuito de entrega de comida e se tornou o maior do Brasil. Ele permite que o usuário faça pedidos sem ter que fazer ligações para o local escolhido.
Além disso, ele acompanha o momento em que sua refeição saiu para entrega. O pagamento do lanche pode ser feito por meio da ferramenta. Basta fazer o cadastro do cartão de crédito.
Ele permite ao empresário, dono de restaurante, vender mais e aumentar a sua visibilidade. O iFood está disponível para Windows Phone, Android e IOS.
E ele oferece vantagens às duas partes, mas é importante que você decida quem paga a taxa da plataforma, o restaurante ou cliente, para organizar os valores de forma correta.
Segundo o app, a cada dois segundo é entregue por seus entregadores dois deliveries de comida. São mais de 6,2 milhões de pedidos por mês e 5,1 milhões de usuários ativos.
Portanto, um bom lugar de divulgação da sua empresa gastronômica. Estar inserido nesta plataforma de delivery online pode trazer muito sucesso para o seu negócio.
Por ter tantos pedidos, como mostramos acima, a sua empresa pode ter um aumento na lucratividade.
Apenas em um final de semana, a média de usuários simultâneos fazendo pedidos é de aproximadamente 50 mil.
Dessa forma, a tecnologia já auxiliou mil restaurantes a ter um faturamento que superou um milhão de reais. Então, não perca esta oportunidade.
Se você está iniciando seu empreendimento, não se preocupe. Não há um pré-requisito quanto ao tamanho do seu negócio.
Mas vamos explicar o que é necessário para que o seu empreendimento faça parte desse time e passe a faturar mais ainda.
Confira quais são as necessidades para realizar o cadastro:
• Vender uma boa refeição;
• Ter um computador com acesso à Internet;
• CNPJ;
• Equipe de entregadores;
• Qualidade de atendimento;
• Entrega de comida pronta.
Preenchendo os pontos acima, acesse o site https://restaurante.ifood.delivery/br/cadastro-restaurante e aguardar a equipe do app entrar em contato com você.
Esse processo de cadastramento é gratuito. Entretanto, o iFood estipula comissões sobre o valor dos pedidos. Ou seja, do valor das refeições mais a entrega.
Mas tudo isso é estabelecido em contrato com a empresa. E depois de um período de parceria, é possível verificar um novo contrato.
O Uber Eats oferece diversas opções de restaurantes para que o consumidor aproveite ao máximo todas as experiências gastronômicas possíveis.
Então caso seja o proprietário de um estabelecimento gastronômico, não vai querer ficar de fora né? Aproveite para torná-lo mais rentável.
E tudo isso com muita praticidade, pois o app se encarrega de fazer a entrega. Você não precisa se preocupar com equipe de entregadores.
A plataforma de delivery online gratuita está disponível para os sistemas operacionais mais comuns.
Além disso, tem diversas funções que qualificam a experiência do cliente em pedir um delivery.
Essas ferramentas vão desde cupons de descontos para usuários, até suporte para o estabelecimento que encontrar dificuldade em utilizar o aplicativo.
Os restaurantes que passam a ser parceiros da tecnologia passam a ter um impacto positivo nas vendas.
Você passa a ter novos clientes e a fidelizar os antigos, a partir da plataforma. E dessa maneira gasta menos dinheiro com a divulgação do seu negócio.
Utilizar o Uber Eats é a melhor maneira de fazer entregas. Pois a média em que se leva para que a refeição chegue até o seu cliente é até 15 minutos.
Além disso, eles garantem que a comida chegará com a mesma qualidade que saiu do seu restaurante.
O app tem uma função que permite o proprietário acompanhar a entrega através de GPS.
Cada estabelecimento escolhe o valor que vai colocar sobre seus pratos. Entretanto, eles podem ser diferentes dos que estão no cardápio.
Além do valor do pedido, somado a ele vem a taxa de entrega da Uber Eats.
No Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, o aplicativo de entrega cobra um valor fixo de 7,90 reais. Mas que sofre alterações em determinados momentos.
Normalmente essas mudanças de valores são acionadas com o horário e com a região que a encomenda deve ser entregue.
Mas esse valor extra é informado ao usuário da plataforma de delivery online no momento que a compra for concluída.
O Rappi é um aplicativo delivery que faz a entrega de qualquer coisa. Sim, a ferramenta faz a entrega de qualquer produto que você desejar, inclusive de comida.
O app está disponível para as versões Android e iOS, o cliente também consegue utilizar o serviço na versão web.
As opções de serviços que são oferecidas estão separadas por:
• Restaurantes;
• Lojas;
• Qualquer Coisa;
• Cash;
• Entregas.
Com a Rappi você terceiriza o seu serviço de entrega. Dessa maneira não precisa se preocupar. A ferramenta faz isso por você.
Mas, por óbvio, mantendo toda qualidade e proporcionando ao consumidor a melhor experiência possível.
Para cadastrar seu restaurante no Rappi é preciso enviar um e-mail apresentando interesse, para o seguinte endereço [email protected].
Após esse processo, aguarde a resposta da plataforma. Depois que seu cadastro for concluído pela equipe, baixe o app RappiAliado, que é diferente do que o cliente utiliza.
Feito o download, siga o passo a passo:
• Escolha o seu país, e-mail e senha;
• Clique em entrar;
• Selecione “Ativar restaurante”;
• Vá até configurações e acione a opção de som;
• Clique em cardápio e selecione seu restaurante;
• Cadastre todas as informações solicitadas;
• Defina se quer deixar o prato ativo e inativo.
Os pedidos que entrarem devem ser aceitos em até sete minutos. Para isso, é preciso que o estabelecimento acesse o site da Rappi.
Além disso, é importante que se preste atenção nos comentários dos clientes, normalmente sempre tem algum que fazem observações sobre a montagem do prato.