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O que é uma estratégia de marca?

O que é uma estratégia de marca?

Às vezes presumimos que todos entendam o que queremos dizer quando falamos sobre “estratégia de marca”.

Mas vale a pena falar sobre esse tópico importante e esclarecer sobre esse termo “estratégia de marca” para que seu negócio possa crescer.

Corriqueiramente nos perguntam “O que é uma estratégia de marca?”, “Onde eu começo a criar uma estratégia de marca?” ou “Quais são as perguntas certas a serem feitas ao criar minha estratégia de marca?”.

Antes de mais nada, vamos esclarecer o que queremos dizer com marca.

Sua marca é o seu núcleo, sua essência.

Ela é a alma e a reputação da sua empresa ou projeto, e informa tudo sobre quem você quer atingir e tantas outras decisões de negócios, grandes e pequenas. E não apenas relacionadas ao seu marketing.

Se você pensar na sua marca como a reputação de sua empresa, poderá ver como ela informa sua aparência, fala e atua. Você transmite sua marca de três maneiras cruciais: visual, verbal e experimental. É como um tripé, se você perde uma das pernas, tudo cai. As “pernas” garantem que você tenha uma base sólida para tornar todos os seus esforços mais eficazes.

A estratégia da marca responde a perguntas-chave, como: “por que você existe?”, “o que você representa?”, “quem é seu público-alvo?” e “qual valor você fornece?”. É como sua empresa vai se apresentar ao mundo.

Por que você precisa de uma estratégia de marca? A menos que você queira se sobrecarregar com uma tonelada de esforço (e gastos) desperdiçados, você precisa deste “mapa estratégico”. Como uma bússola, uma estratégia de marca orienta todas as suas decisões de marketing, operacionais e até mesmo de contratação e parceria. Uma estratégia de marca ajuda você a dizer sim às coisas certas e não às coisas erradas, para que você não apenas economize tempo e dinheiro, mas para que suas ações específicas sejam muito mais direcionadas e eficazes. Caso contrário, você vai correr de um lado para outro tentando descobrir cegamente o próximo passo.

Simplificando, uma estratégia de marca impede que você execute atos aleatórios de marketing e se distraia com cada novo objeto que brilha na sua frente.

Lembre-se: o tamanho e a forma de uma estratégia de marca não são os itens mais importantes. A sua pode ser de três parágrafos, duas páginas ou até mesmo um arquivo de slides ou outro formato gráfico. O importante é que ela responda a perguntas estratégicas em um nível detalhado, como sobre:

Sua missão, visão e valores (sua razão de ser);
Seus perfis de clientes ideais;
Seus benefícios e diferenciais exclusivos;
A personalidade da marca;
Seu preço e embalagem;

Suas mensagens e formas de comunicação.

A partir disso, você pode criar uma Declaração de Posicionamento de Marca (DPM), que agrupa todas as suas respostas em um ou dois parágrafos simples. Esse documento é uma declaração interna que orienta suas decisões no futuro. Por favor, não confunda a declaração com um  slogan: um slogan é uma declaração de marketing externa e cativante que transmite sua marca para o mundo. Uma estratégia de marca clara geralmente leva você ao slogan certo e sólido.

Uma DPM me diz tudo o que eu preciso saber sobre a empresa: o público-alvo, os principais benefícios que deseja enfatizar no mercado e o tom e a voz da empresa.

Depois de responder a essas perguntas, você estará em uma posição muito melhor para criar um plano sólido de táticas de marketing. Você saberá onde você precisa anunciar, quais redes de mídia social fazem mais sentido para alcançar seu público-alvo e sobre o que escrever no blog. Você entenderá melhor como seu site precisa ser visto e o que ele precisa dizer para atrair seu mercado-alvo.

Internamente, você pode usar a estratégia da marca para informar as decisões de contratação, processos operacionais, políticas de atendimento ao cliente, critérios do programa de parceiros e até práticas e rituais culturais divertidos da empresa!

Sua estratégia de marca é sua bíblia interna para tomar decisões de negócios inteligentes, não apenas decisões de marketing. Quanto mais clareza você tiver sobre suas respostas, mais sua empresa atrairá as pessoas certas, com a mensagem certa, no momento certo. Caso contrário, boa sorte navegando no labirinto de opções sobre marketing que existe hoje.

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