Conheça as vantagens do B2B - Junt
Conheça as reais vantagens do B2B
junho 5, 2020

Home office: conheça benefícios e ferramentas para aumentar a produtividade

Home office: conheça benefícios e ferramentas para aumentar a produtividade

O home office, ou trabalho remoto, se tornou mais comum durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. A maioria das empresas precisaram se adaptar ao novo método, investindo na adequação de seus funcionários e colaboradores. O home office ajuda na prevenção da Covid-19, reduzindo os riscos de contágio. Além disso, pode trazer uma série de benefícios, especialmente se você souber usar as ferramentas que facilitam esse modelo de trabalho.

Benefícios do home office para a empresa:

Aumento da produtividade da equipe

Pesquisas indicam que, ao trabalhar de forma remota, o colaborador está menos exposto a distrações e interrupções. Isso aumenta a capacidade de concentração e melhora a entrega das atividades.

Redução de atrasos

O home office permite que não haja necessidade de se deslocar ao local de trabalho. Com isso, há menos atrasos relacionados ao trânsito e problemas com o despertador. Assim, tanto a entrega dos projetos quanto a disponibilidade na hora marcada são beneficiadas.

Redução de custos

O home office se mostra uma opção benéfica no que se refere à economia com custos sociais e fiscais. A empresa passa a economizar com deslocamento e alimentação, além de outros como água, energia elétrica e internet.

Benefícios do home office para o colaborador:

Chance de estar com a família por mais tempo

Por não precisarem “perder” tempo se deslocando para o trabalho, o colaborador pode controlar melhor os seus horários livres. Além disso, em home office, as refeições podem ser realizadas em família e, mesmo durante o expediente, é possível trocar algumas palavras ou abraços com seus familiares.

Maior qualidade de vida

Trânsito, filas, meios de transporte lotados na ida e na volta do trabalho. Estes e outros fatores podem prejudicar a qualidade de vida e o rendimento do seu colaborador. O home office aumenta a comodidade e a satisfação do funcionário, fazendo com que o trabalho se torne mais prazeroso.

Estipulação do próprio horário

Poder planejar seu próprio horário e suas entregas é um dos diferenciais do home office. Desta forma, o colaborador exercita sua independência através da definição de suas metas diárias, semanais ou mensais.

A flexibilidade de horário também significa aproveitar o período do dia no qual se é mais produtivo. Sendo assim, o colaborador pode deixar tarefas mais exigentes para a tarde, se esse for o horário onde ele apresenta melhor desempenho.

Ferramentas que aumentam a produtividade no home office:

Zoom

Esta é uma ferramenta voltada para a realização de videoconferências que podem ser gravadas e, ainda, contam com compartilhamento de tela. Com o Zoom Meetings, você poderá organizar reuniões com dois ou até 500 pessoas enquanto os webinars podem ter até 10 mil participantes.

A ferramenta está disponível para smartphones e computadores, tendo uma versão básica gratuita.

Workplace

O Workplace, criado pelo Facebook, permite a criação de grupos, conferências e transmissões ao vivo. Estes podem ser instrumentos úteis para estimular a motivação, a integração, a produtividade e o engajamento dos seus colaboradores durante o home office.

Ele também oferece o compartilhamento de vídeos, criação de eventos, publicação de arquivos e interação através do chat. O Workplace é gratuito e essencialmente colaborativo.

Trello

O Trello é muito útil para ajudar na organização das atividades e na manutenção da produtividade durante o home office. Ele permite a organização de projetos tanto individuais quanto colaborativos através de listas de tarefas. Estas podem ter prazos e objetivos definidos pelo usuário, além de anexos e comentários sobre cada projeto.

O Trello pode ser integrado a outros aplicativos, sendo possível acessá-lo através de smartphones e computadores.

O home office possibilita que seu colaborador trabalhe tanto em casa quanto em cafés, parques, hotéis e espaços de coworking. O uso de ferramentas adequadas, além de aumentar a produtividade, permite a realização de treinamentos e eventos online. Com isso, sua equipe poderá desempenhar suas funções adequadamente e acessar e discutir qualquer conteúdo de forma colaborativa e interativa.

 

 

 

Pin It on Pinterest