Descubra o que é marketing de conteúdo e quais tipos funcionam melhor para sua empresa de serviços
O marketing de conteúdo definitivamente deve ser um dos focos em seu planejamento de marketing. Ele tornou-se um componente importante no mundo do marketing. Mas, o que exatamente é marketing de conteúdo e como você pode usá-lo para comercializar seus serviços on-line?
O marketing de conteúdo é um tipo de marketing que envolve a criação e o compartilhamento de material on-line, como vídeos, blogs, artigos e postagens de mídia social. Ele difere de outros tipos de marketing, já que não promove explicitamente uma marca, mas pretende estimular o interesse em um produto ou serviço criando conteúdo útil e informativo projetado para destacar sua experiência e resolver um problema. Este conteúdo pode incluir artigos de blog, postagens de mídia social, estudos de caso, vídeos, infográficos e muito mais.
Mas por que o marketing de conteúdo é tão eficaz para vender on-line? Porque ele:
Conta uma história: no marketing de conteúdo, contar é vender. Nesse caso, você está contando a história da sua marca de uma maneira autêntica, não excessivamente comercial, que responde às perguntas do seu público-alvo e demonstra a eles que você e seu serviço são a resposta para seus problemas.
Constrói sua reputação: à medida que as pessoas respondem positivamente às suas estratégias de marketing de conteúdo, sua marca cresce. Com o tempo, as pessoas começam a vê-lo como um especialista em seu segmento. Você se torna um recurso valioso e um número significativo de seus seguidores se tornará seus clientes.
Cria engajamento: conteúdo relevante que interessa e envolve seus leitores é o principal ingrediente do marketing de conteúdo. Quando alguém responde a uma pergunta que você colocou no Twitter, responde a sua postagem no blog ou responde a uma pergunta por e-mail, o cliente em potencial tomou a decisão de entrar em contato com você. Isso lhe dá a oportunidade de aprofundar seu relacionamento com ele e, finalmente, transformá-lo em cliente.
Vejamos algumas maneiras pelas quais você pode usar o marketing de conteúdo em seu site para expandir seus negócios de serviços.
Conteúdo que resolve um problema
Quando você precisa comprar alguma coisa ou contratar algum serviço qual é a primeira coisa que você faz? Na imensa maioria dos casos o primeiro movimento que fazemos é jogar no Google para pesquisar mais sobre o assunto e até mesmo achar empresas que possam nos oferecer aquilo que nós procuramos. Então não é difícil perceber que aparecer nessas buscas é imprescindível!
Mas aí você pode falar: “mas minha empresa tem um site, então eu apareço no Google sim”. Mais ou menos. Se o seu site não está otimizado, sua empresa pode aparecer na página 10 da pesquisa, por exemplo. Basta puxar aí na sua memória: quanto foi que você fez uma busca e foi até a página 10 para só assim clicar e visitar o site? Isso é muito improvável. As pessoas costumam acessar os primeiros links que aparecem nas buscas, e se você só fez um site de qualquer jeito e deixou pra lá, sinto muito, mas você já está fora dessa concorrência a muito tempo.
Do que o Google gosta?
O marketing de conteúdo requer um toque mais suave do que outras formas de marketing. Você ainda pode vender, mas sua mensagem precisa ser mais útil do que comerciais. Por que as pessoas solicitam seu serviço? Porque elas têm um problema que só você pode resolver. Você não é um provedor de serviço X, Y ou Z, você é um solucionador de problemas.
Pense nos problemas que você soluciona com os serviços que oferece e crie conteúdo que faça exatamente isso. Isso mostra perspectivas de que você é a melhor pessoa para o trabalho. Resumidamente, você quer que as pessoas pensem: “Se ele me dá uma informação tão grande de graça, imagine o que eu teria se pagasse a ele?”.
Marketing de conteúdo é marketing viral
O marketing de conteúdo é, em grande parte, sobre compartilhamento. Crie conteúdo útil, interessante e informativo que seus espectadores vão querer compartilhar com seus amigos. Postagens bem escritas em blogs, infográficos perspicazes e vídeos explicativos que solucionam um problema que os visitantes de seu site têm são uma ótima maneira de incentivar o comportamento de compartilhamento. Peça aos seus visitantes para compartilhar o conteúdo com seus amigos e torne isso mais fácil incluindo botões de compartilhamento para sites como o Facebook. Dessa forma, suas mensagens de marketing têm uma distribuição muito mais ampla, além do público original.
O conteúdo é mais do que apenas a palavra escrita
As pessoas compartilham conteúdo valioso com amigos e colegas. Portanto, o conteúdo é um tipo muito viral de marketing e é transmitido com mais frequência do que mensagens de vendas muito comerciais.
Mas nem todo conteúdo precisa ser um artigo ou postagem de blog. Se você tiver os meios e o conhecimento técnico, também poderá criar vídeos instrutivos, hospedar um podcast, realizar um seminário on-line ou criar infográficos que destaquem seus conhecimentos.
Postar conteúdo dinâmico não apenas tornará seu site agradável, incentivando visitas de retorno, mas será compartilhável e altamente popular. Na verdade, o conteúdo visual tem 40 vezes mais chances de ser compartilhado em mídias sociais do que outros tipos de conteúdo. Os infográficos, por exemplo, são compartilhados ativamente pelos usuários nas mídias sociais.