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4 dicas que irão transformar o seu negócio com uso do chatbot

Os chatbots estão recebendo muita atenção hoje em dia e por um bom motivo. Esses assistentes automatizados estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e atendem perfeitamente aos usuários que abandonam as linhas telefônicas para pesquisar, comprar e interagir com marcas em dispositivos móveis. De acordo com pesquisa realizada para o Facebook, 56% dos clientes preferem o serviço de mensagens ao invés de atender o telefone, e empresas e clientes trocam 2 bilhões de mensagens por mês. As empresas que podem implementar chatbots claramente têm vantagens consideráveis. 

O atendimento ao cliente é caro, mas a tecnologia orientada por inteligência artificial pode economizar até 30% simplesmente resolvendo a maior parte das consultas básicas dos clientes e deixando as interações mais complicadas para os humanos. 

Com benefícios como geração de leads, aumento de conversões, redução de custos em áreas como atendimento ao cliente e engajamento em canais preferidos pelos clientes, os chatbots são uma oportunidade de ouro para as empresas. Veja como usá-los para realizar todo o seu potencial. 

1. Dê aos clientes um assistente pessoal. 

Muitas empresas testarão os chatbot usando-os para enviar notificações, mas se você fizer somente isso, não entenderá o quanto eles podem oferecer. Eles oferecem uma incrível variedade de recursos que agregam valor aos negócios. Ochatbots não são apenas ferramentas de notificação, eles são os assistentes automáticos de uma marca. Naturalmente, eles precisam ter uma ampla gama de recursos, desde assistência pré-compra até assistência pós-compra ao cliente. 

Antes de se tornar ambicioso demais, comece concentrando-se na criação de uma experiência superlativa com amplos recursos em um único canal. Depois de atingir esse objetivo, amplie o alcance do seu assistente em vários canais, como SMS, plataformas de voz e aplicativos, como o Messenger. 

2. Facebook Ads com tecnologia chatbot. 

Ao invés de criar anúncios que direcionam os usuários para sua página inicial ou aplicativo, você pode fazer com que clicar em um anúncio abra uma janela de bate-papo no Messenger. Como você tem informações de identificação de cada usuário, é possível personalizar esses anúncios desde a primeira interação. 

Como você faria com qualquer anúncio no Facebook, você deve selecionar cuidadosamente seu público-alvo. Entre em contato com pessoas que já ouviram falar sobre sua empresa antes, pois elas terão maior probabilidade de continuar interagindo com seu bot. A chance de pessoas interagirem com seu bot vindo de anúncio é muito grande. 

3. Oferecer aos clientes uma comunicação constante. 

Os clientes agora esperam poder interagir com sua empresa o tempo todo. Embora as grandes corporações possam atender a essa expectativa sem muito esforço, pode ser difícil para as empresas menores. 

Use os chatbots para coletar informações do cliente e responder a perguntas sobre o envio e o rastreamento de pedidos, por exemplo. Ao lidar com essas tarefas de comunicação de baixo nível, os bots diminuem o volume de solicitações de atendimento ao cliente que seus funcionários precisam processar. Além disso, os chatbots podem atuar como assistentes digitais de compras para as compras on-line. Você pode deixar um bot disponível para os clientes a qualquer momento em seu site. 

 

4. Dê ao seu bot uma personalidade.

Os clientes não conversam com um bot impessoal, então você precisa dar a sua cara e tom. Isso significa que é hora de sua equipe criativa flexionar seus músculos, mas defina algumas diretrizes primeiro. Estabelecer um tom para o seu bot é fundamental para engajar os clientes, mas você quer que esse tom reflita a natureza das tarefas que ele está executando. Por exemplo, se os seus clientes reservam ingressos para levar seus filhos a um parque de diversões, eles esperam um tom diferente do que se estivessem conversando com uma agência bancária. Dê um nome ao seu bot, seus clientes vão adorar. 

Os chatbots têm uma ampla gama de recursos e há uma boa chance de que seus concorrentes busquem se aprimorar e se adequar à tecnologia. Não fique para trás. Ao explorar o potencial dos chatbots, você pode transformar a forma como os clientes interagem com sua empresa. 

 

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